segunda-feira, 3 de agosto de 2009

82- Também o leite senhores!



Uma das mensagens que percorre agora a Internet portuguesa, por correio eletrónico e na blogoesfera, tem como suposta origem a “Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola do 1 Ciclo do Ensino Básico nº 1 de Miratejo”. A mensagem alega conter um extrato do boletim dessa associação, distribuído em fevereiro de 2008 com o título “Aos pais e encarregados de Educação: Pacotes de Leite”.

Este é o seu conteúdo:



“Muita atenção quando forem comprar leite em embalagem! Ficámos a saber, por fontes seguras, que por não serem vendidas até determinado prazo, os pacotes de leite voltam para a fábrica para que o leite seja repasteurizado! Isto pode ocorrer até 5 vezes, o que acaba por deixar o leite com um sabor diferente, aumentando a possibilidade de coalhar e reduzir significativamente a sua qualidade, já que o teor nutricional diminui. Ao voltarem para as prateleiras dos supermercados, o pequeno número que está marcado na figura acima com o círculo vermelho é alterado. Este número varia de 1 a 5 e o ideal é comprar até o número 3. Acima de 3, a qualidade do leite já não é boa. Este pequeno número fica localizado no fundo da embalagem. Ao comprar uma embalagem fechada, basta verificar apenas um pacote, todas os outros terão a mesma numeração.

Por exemplo, se uma embalagem tiver o número 1, significa que é a primeira vez que sai da fábrica e chega ao supermercado para a venda final. Se já o número 4, significa que já foi repasteurizado 4 vezes e depois voltou para o supermercado para a venda final e assim por diante…

Dêem mais atenção, principalmente, quando a oferta for muito boa. Geralmente, o supermercado faz promoções do leite…. para os produtos que já passaram várias vezes por esse processo, os que apresentam os números 4 e 5.”

Ora isto é… Hoax (mito).

Isso mesmo é referido em várias fontes na Internet e que indicam que a mensagem deriva diretamente de um hoax lançado primeiramente na América Latina em meados de 2007 (talvez no Uruguai), chegando apenas agora a Portugal.

A mensagem original referia as embalagens Tetra Brick e era a seguinte (em castelhano):

“¿Sabes que la leche en cartón que no se vende dentro del plazo de caducidad regresa a la fábrica para ser re-pasteurizada y vuelve al supermercado de nuevo?

Increíble ¿verdad?. Pues la Ley permite a las centrales lecheras repetir este ciclo hasta 5 veces, lo que termina dejando la leche casi sin sabor y con una significativa reducción de su calidad y valor nutricional.

Cuando la leche llega al supermercado para la venta al consumidor final, el cartón debe exhibir un pequeño número que está marcado en su parte inferior.

Ese número varia del 1 al 5.

Lo más que se debe tolerar es comprar leche hasta el número 3, es decir, leche que ha sido re-pasteurizada 2 veces, recomendándose no comprar cartones de leche cuyo número sea 4 ó 5 ya que ello significa que la calidad de la lecha estará degradada.

Si compras una caja cerrada, basta verificar el número de la caja ya que todos los cartones en su interior tendrán la misma numeración. Por ejemplo, si un cartón tiene el número 1, significa que es la primera vez que sale de la fábrica y llega al supermercado para su venta, pero si tiene el número 4, significa que caducó 3 veces y que fue re-pasteurizada 3 veces volviendo al supermercado para tratar de ser vendida y así sucesivamente…

Así es que, ya sabes, cuando compres leche, mira el fondo del cartón y no compres cajas que tengan los números 4 ó 5, y para los más escrupulosos, ni siquiera el 3!

Busca en tu heladera, toma un cartón y comprueba el número, dudo que encuentres el 1 o el 2

*SI TIENES CONCIENCIA CIUDADANA, DIVULGA ESTE MENSAJE!!*”

As coincidências entre as duas mensagens são evidentes e a pura inserção “credibilizante” da sua origem num boletim noticioso de associação de pais é nitidamente uma alteração local. A esta propósito, foi engenhoso fazer esta introdução, já que a Associação existe mesmo mas não tem email nem site web, nem sequer blogue, ainda que seja referida em várias. Por essa razão, não foi possível conferir aqui da veracidade da origem deste “alerta”…

Porque acreditamos que se trata de um hoax? Em primeiro lugar, porque não há no suposto alerta nenhuma referencia para nenhuma fonte oficial ou jornalística. A adição de um pedido de reenvio de um “alerta” à lista de contactos pré-configura um comportamento típico deste tipo de “hoax” e é um argumento adicional para a identificação deste alerta como um hoax.

Mas sobretudo, aquilo que permite identificar a mensagem como um hoax é o facto daquilo que aqui surge listado não ser verdadeiro. Não há qualquer relação entre os números impressos no fundo da embalagem e a qualidade do leite nela conservada. Os números de 1 a 5 são – segundo a Tetra Pak – parte do processo industrial de fabricação das embalagens, não da colocação de leite.

Em segundo lugar, tecnicamente, a reutilização de embalagens Tetra Pak é impossível. Nem durante a validade do leite, nem depois desta ter terminado, já que a máquina-ferramenta que faz a introdução do leite nas embalagens só as consegue trabalhar vazias, na forma de uma longa bobine, pegadas umas às outras.

Os referidos números de 1 a 5 referem-se aquilo a que empresa chama de “número de ordem de produção” que resulta de um pedido de fabricação por parte de uma empresa cliente (por exemplo, a Mimosa). Cada pedido recebe um número sequencial e estes números fazem parte desta sequência, indicando a posição da bobina, nada mais.

Fontes:

http://www.tetrapak.cl/tetrapak_publicaciones_salaprensa_20070511_envaseleche.php

http://www.tetrapak.cl/docs/tetrapak/comunicado_oficial_tetrapak.pdf

http://www.vsantivirus.com/hoaxes.htm

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