sábado, 29 de agosto de 2009

83 - Agora é a terra que terá duas luas em Agosto!

Marte visível a 27 de Agosto não passa de um boato
Todos os anos, por esta altura, repete-se o boato, que circula por e-mail, garantindo que esta noite Marte será visível a olho nu, tão grande como a Lua. Se pensava pôr-se de olhos no céu, saiba que não vale a pena...

Uma mensagem anónima refere que o planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno, em Agosto, e que observado a olho nu poderá parecer tão grande como uma Lua cheia, especialmente a 27 de Agosto, altura em que vai estar mais próximo da Terra.

A mesma mensagem informa que este fenómeno será particularmente visível pelas 00h30 e que se vai repetir em 2287.

Segundo fonte do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta informação "é falsa" e tem gerado "alguma confusão". O Observatório esclarece que "Marte não se encontra à distância mínima da Terra", que "não se vê a olho nu do tamanho da Lua" e que nem tão-pouco é visível no céu.

As aparições mais favoráveis de Marte são raras devido, principalmente, à grande excentricidade da órbita, sendo que as maiores aproximações entre este planeta e a Terra ocorrem em intervalos de cerca de 15 anos, "ocasiões sempre aproveitadas pelos astrónomos".

Contudo, o valor dessa distância é variável e por vezes acontecem recordes, como sucedeu a 27 de Agosto de 2003.

No entanto, mesmo quando o disco de Marte aparece "em condições ideais", como naquela data, a olho nu este planeta aparece "apenas cerca de duas vezes o tamanho habitual", ou seja, "ao lado da Lua, Marte parece sempre uma simples estrela". Nessas condições, Marte "pode atingir um tamanho aparente que, com uma amplificação de apenas 75 vezes, aparece através do telescópio tão grande como a Lua a olho nu".

Mas nada disto acontece durante este mês de Agosto, uma vez que "Marte nem sequer se vê, pois está muito próximo do Sol", sendo a sua conjunção em Outubro.

Segundo o OAL, a informação contida no e-mail que agora circula pode ter por base a notícia do acontecimento de 27 de Agosto de 2003, uma vez que certas informações registadas na altura são as mesmas agora mencionadas.

---

Segue a mensagem original:



> O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá,
> calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será
> no dia 27 de agosto de 2009.
>
> Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um
> código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar
> em Palenque, Chiapas -México.
>
> Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos
> como os gregos da America, e orgulho da Guatemala.
>
> Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver
> este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora
> tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.
>
> Duas Luas no Ceu!
>
> No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia,olhe para o ceu, o planeta
> Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a
> lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.
>
> Não perca!!
>
> Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só
> se produzirá no ano de 2287.
>
> Divulgue esta informação, pois
> quase ninguém terá a oportunidade de rever.
>

Um comentário:

MAGALHÃES .´. disse...

Responsabilidade Politica
Participação e Controle Social
As idéias de participação e controle social estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público. A Controladoria-Geral da União (CGU) é um dos órgãos de controle da correta aplicação dos recursos federais repassados a estados, municípios e Distrito Federal. No entanto, devido às dimensões do Estado Brasileiro e do número muito grande de municípios que possui (5.560), a CGU conta com participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja feito de maneira ainda mais eficaz.

Com a ajuda da sociedade, será mais fácil controlar os gastos do Governo Federal em todo Brasil e garantir, assim, a correta aplicação dos recursos públicos.

Aprenda como participar das discussões sobre o uso do dinheiro público e como controlar a sua aplicação:
ILDEFONSO.´.MAGALHÃES sempre com você

Conselhos municipais e controle social
Orçamento participativo
Controle social nas prefeituras
Portal da Transparência
Órgãos de fiscalização
Denuncie irregularidades