domingo, 20 de janeiro de 2008

19 - Dr.ª Catarina Roriz

Na sequência do meu post 17 - Ah os shampoos... duas conclusões se podem tirar assim de uma forma rápida:

1 -É impressionante o poder da internet. Como a mensagem se difunde e se espalha a uma velocidade entontante. Consultando o sitemeter associado a este blog, vê-se que há gente de todo o país que num abrir e fechar de olhos através da divulgação dos e-mails acede à informação.Isto vale para o bem e para o mal. Neste caso para a desinformação.

2 - Gostei muito de perceber que já há por aí gente que usa a sua inteligência quando recebe mensagens como a que refiro no post 17 e partem a saber quem será a Drª Catarina Roriz... Novamente foi o sitemeter que me deu este feed-back.

Menos mal assim

55 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Recebi o mail da Sra. Dra...... ou talvez não. E resolvi procurar quem é a gaja. Apareceu-me este blog.

Concordo com tudo o que tá aqui escrito.

Trabalho numa empresa de produtos químicos e sei quais os componentes de tudo, e claro tá, tudo faz mal se usado em exagero.
A água que tanto aconselham a beber faz mal se for em exagero... tipo se caires numa piscina podes morrer afogado, mas com um copo de água não creio.

Xii! aumentou de 1 em 8000 para 1 em 3 a probabilidade de cancro em duas décadas.... mesmo mau.
No início dos anos 80 quase ninguem morria de cancro porque não se conheciam muitos cancros..
Agora há cancro do pulmão, do estômago, da pele, da mama, da colon, etc etc etc...
Quer-se dizer, agora ninguém morrer de morte natural como há 20 anos atrás.
Pois claro, as causas já estão todas identificada e antes eram desconhecidas...

Santa Ignorância!

Cumprimentos
L. Sousa

João Paulo Proença disse...

O problema é que repassamos as mensagens sem pensar um pouco no que estamos a fazer e...

É só lixo electrónico a circular por aí...

João Paulo Proença disse...

Mais infirmação sobre este assunto no post

http://oquenoschegapormail.blogspot.com/2008/03/de-rerum-natura-lendas-urbanas.html

Anônimo disse...

Pois, eu tambem andava a procura dessa Sra pra lhe enviar um sugestao de investigação,mas nao encontrei.
Iria sugerir que testasse glutamato monossodico, mas conhecido por intensificador de sabor presente maioria de todos os alimentos processados. Se nao virem glutamato no produto vejam se nao aparece qualquer coisa "hidrolizada", é um sinonimo mas que nao chega a ter 98% de glutamato ( pode ter 97...)
Este "ingrediente" é usado em laboratorios para engordar combaias. O apetite aumenta em 40% e ficamos espantados com o aumento da obesidade nas ultimas decadas!
Deixo-vos aqui um alerta de um médico neste video do youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=g-pnzj0c06Q
A regra é, quando um produto tem mais de 3 produtos no rotulo desconfiem...

Anônimo disse...

Pois e eu sou mais uma das q recebeu o assustador e bombastico e-mail re/re/enviado pela Dra Catarina Roriz.....pelo q decidi tal como as pessoas anteriores verificar se essa tal Sr Dra Existiria de facto e eis-me aqui!

É incrivel o poder da net e pior de tudo é q a maioria das pessoas nao questiona ou pondera aquilo q lê!! e palavra passa palavra!

Lisa (Espinho)

João Paulo Proença disse...

Cara Lisa:

O que eu lamento profundamente é que esse lixo continue a circular na NAT. Repare que abri este post a 20 de Janeiro. Já estamos em Outubro e as pessoas passam e repassam o mail sem parar para pensar...

Cumprimentos

João P.

Daniel Nunes disse...

Sou da Faculdade de Ciências e Tecnologia e nunca houve lá essa senhora...

Anônimo disse...

A questão é que muitas vezes estes mails vêem do Brasil e são alterados por alguém sem cérebro.

Há uns anos afalava-se de uma criança que tinha sido raptada no Centro Comercial das Amoreiras e que em 5min a tinham levado para a WC, adormecido, rapado o cabelo e a criança tinha sido apanhada à saída. A situação tinha acontecido 20 anos antes no estado do Paraná, e o "raptor" era o pai da criança que estava a lutar pela custódia (ah! não rapou o cabelo, nem adormeceu a criança). Estamos a 20 de Outubro e o mail do LSS continua!!!

Anônimo disse...

OLÁ!!!
E eu sou mais uma, que aqui chega à conta da tal Catarina Roriz...

João Paulo Proença disse...

Chamo a este tipo de mail Lixo virtual que à semelhança do lixo espacial que gravita à volta da terrw, este vai gravitando na net...

Anônimo disse...

Tal como os outros que aqui vieram parar, eu, farto de receber mails sobre as mais variadas substancias (todas elas cancerigenas e mortais quase a anunciar o fim do mundo), decidi pesquisar sobre esta "senhora". Ora tal como desconfiava, este mail não é mais do que lixo electronico escrito por alguem com alguma imaginaçao e muito tempo livre.
Nunca passei este genero de mails nem nunca os li com verdadeira atençao por serem completamente sensacionalistas e alguns, permitam-me dizer, ridiculos.
Pela primeira vez, li com atençao e o que me chamou a atençao foi o absurdo da diferença de casos de cancro dos anos 80 para os anos 90. Para alem disso, qualquer uma destas noticias, se verdadeiras, seriam abertura de jornal na televisao e nao passadas por mail...
Concluindo, pela primeira vez decidi dar-me ao trabalho de pesquisar, e cheguei à conclusao que o tempo livre de algumas pessoas traz destas coisas.
Abraço a todos e parabens pelo blog!

João Paulo Proença disse...

O que me irrita é que o pessoal passa e repassa as mensagens e não pensa um pouco...

Depois este lixo circula anos a fio... Já estamos em Outubro e continua on-line.

Como é possível?

Há que quebrar estas correntes.

Cumprimentos a todos

João P.

República dos Bananas disse...

eheheheh...eu também vim à procura da Catarina Roriz:-)
Já faz bastante tempo que deixei de acreditar em qualquer oferta que me quizessem fazer por telefone, por defeito ou feitio também deixei de acreditar nas mensagens de avisos de virús mirabolantes e venenos mortais...este do LSS foi apenas mais um.

Glória disse...

Que brutalidade, consta que desde 1998 este email anda na rua e apenas agora o recebi?? Estas correntes estão a ficar fracas lol.

Ironia parte, sou mais um que, como sempre, procurou averiguar a veracidade do email e vim parar a este blog que não conhecia mas vou passar a conhecer.

PS: Uma coisa que me incomoda bastante e me farto de dizer aos meus colegas é que quando mandam emails para muitas pessoas usem o campo BCC ou o CCO. Há negócios que precisam dos nossos emails e sinceramente os meus fikltros de spam qualquer dia reformam-se :|

João Paulo Proença disse...

Olá Glória:

Essa do BCC é fundamental...
Temos tão pouco cuidado com isso!

DEpois recebemos mails de empresas e torcemos a orelha... E o pior é que há gente que ganha dinheiro com isso.

Cumprimentos

João P.

Anônimo disse...

estamos em 21 de novembro...e recebi esse e-mail da Dra Roriz sobre o LSS, ou lauril sulfato de sódio ou tb conhecido como LeS de Sodio...
Sou doutorando da Universidade Federal dE Santa Maria, RS, Brasil. E frequantemente recebo avisos de pesquisas assinadas por Drs ou Dras,eles colocam nome de pessoas famosas na pesquisa...sendo que o foco de pesquisa e totalmente diferente da pesq1uisa do e-mail. Não acreditem em tudo que leem...mas tomem cuidado como medicamentos ditos fitoterapicos...que se ingeridos em grandes doses podem da mesma forma ser prejudicial.

Anônimo disse...

Olá, mal recebi esse e-mail fui logo pesquisar sobre essa tal Dr.ª Catarina Roriz e vim parar a este blog como tantos outros.
Apesar de concordar com as opiniões de muitos tambem pesquisei sobre Lauril sulfato de sódio e descobri que os perigos mencionados nas imagens enviadas com o e-mail são reais. Vou aqui dar uma breve explicação:

Produtos contendo essas substâncias podem afectar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma nesses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes. Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade das camadas superiores da derme. Em pessoas com pele sensível as propriedades hidrófilas desse tipo de detergentes podem causar o ressurgir de problemas de pele ou piorar condições já existentes.

Concluindo, é mais perigoso em pessoas com pele sensivel, mas nunca é mau prevenir, como já aqui disseram tudo em exagero faz mal.

Fiquem bem.
P. Lopes

Anônimo disse...

Boas!
21 de Janeiro e o "mail" continua a rodar pela net.
Vim verificar a existencia da dita senhora, e pelas descrições, estou devidamente esclarecida.
é incrivel, verificar que ha pessoas que não têm mesmo nada melhor que fazer...

melhores cumprimentos
Júlia Pereira

Anônimo disse...

Sou mais uma dos muitos que aqui têm vindo parar...
Por acaso, sempre que recebo algum comunicado que me parece interessante, tenho por hábito "investigar" melhor pois já muitas vezes tenho deparado com grandes disparates...
Eu já não o vou reencaminhar... mas o mail chegou-me hoje e já vamos a 5 de Fevereiro... Deixa cá ver se ainda acaba a circulação antes de 2009 chegar ao fim.

João Paulo Proença disse...

Só um comentário:

Impressionante

O poder do e-mail, para o bem e para o mal!

Anônimo disse...

Ok, começo da minha parte a enviar a quem me enviou este disparate o link para este blog... A ver se a corrente começa a andar ao contrário! Arrrrrgggg...

Ismamad disse...

Aloha,
Só pa deixar mais um comentário quase um ano dps ainda cont este mail a circular...

É rir por ser ridículo e pior é gerar falsa informação e falsas crenças.

Abraço e valorizo este post pela ideia de provar isso mesmo, a desinformação na net.

Anônimo disse...

Vim aqui parar porque também recebi o mail a alertar-me para a catástrofe sanitária que substâncias químicas provocam em pessoas com hábitos diários de higiene. E é muito bem feita! Viva a porcaria! Ah, a tal Dra. Catarina Roriz, afinal, é uma desesperada directora de marketing de uma decadente marca de gel de banho. Deitei-a logo para o lixo. A mensagem, obviamente.

Anônimo disse...

Olá boa noite!
Sempre pensei que era agora o momento de conhecer esta Drª já tão famosa, depois de quase ter tido um enfarte ao ler as composições dos produtos que estão na minha casa de banho!! lolol!
Não percebo qual é a dela, mas se foi assustar a malta, pois conseguiu! " A Drª tá de parabens, rica, continue assim!

Angela e Ricardo
Palmela

João Paulo Proença disse...

Cara Ângela e Ricardo:

Estão assim tão certos que a dita Drª existe?

Para mim, este nome foi inserido para dar maior credibilidade è suposta informação

Cumprimentos

João P.

Franz disse...

Boa noite.

Aqui vai um parecer técnico da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

http://anvisa.gov.br/cosmeticos/informa/parecer_lauril.htm


Dados de literatura

Após detalhadas buscas bibliográficas realizadas no MEDLINE, TOXILINE e National Toxicology Program, não foi encontrada, até a presente data, nenhuma publicação sugerindo que estes tensoativos fossem dotados de atividade carcinogênica.

Conclusão

1 - Os dados propagados pela Internet não apresentam as publicações científicas que sustentam as afirmações feitas;

2 - Lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio e lauril éter sulfato de amônio, não constam da lista de produtos carcinogênicos do National Toxicology Program (Maio/2000) e nem do IARC - International Agency for Research on Câncer (Março/1999), este último, laboratório criado pela Organização Mundial da Saúde, sediado na França;

3 - Em documento do CIR (Cosmetic Ingredient Reviews), publicado no JACT 2(7) (1983), o lauril sulfato de sódio e o de amônio foram seguros para uso em produtos de enxágüe imediato (rinse-off). Entretanto, para produto que permanecem em contato prolongado com a pele, isto é, não enxaguados imediatamente após aplicação (leave-on), recomendou-se que a concentração não exceda 1% (um por cento), em função da característica irritante dos tensoativos;

4 - No JACT 2(5) (1983), o CIR conclui que o lauril éter sulfato de sódio e o lauril éter sulfato de amônio são seguros em concentrações até 50%;

5 - Com base nos dados apresentados acima, até o presente momento, não constam informações técnicas e científicas relativas ao potencial carcinogênico dos tensoativos lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio.

Banita disse...

Estamos a 20 de Abril de 2009 e eu já recebi este mail pelo menos 2 vezes... não há pachorra!!!

Anônimo disse...

Só para dizer tal como todos vócês recebi este e-mail hoje (05 de Maio 2009) vim pesquisar sobre o caso e cheguei a este blog...

João Paulo Proença disse...

Impressionante!

Também eu orecebi de novo um destes dias, penso que já trazia uma variante mas ainda não tive paciência de o colocar aqui.

cumprimentos

João P.

rute mata disse...

Esta senhora deveria ser castigada caso ela exista mas parece que sim.

Confesso que fiquei preocupada quando recebi este email a 12 de Maio 2009 e fui à casa de banho para verificar tal situação.

Todos os produtos geies de banho tem LSS, a pasta de dentes que é de marca e inclusivé o champoo da criança "Jonhson Bébé" tem o dito LSS.

Naturalmente que tem interesse nesta informação ou não o teria efectuado.

Mas, é estranho, ao pesquisar sobre tal senhora, vim como todos os outros aqui parar a este blog.

Cumprimentos

Carlos disse...

Esta mensagem ainda rola...
Recebi-a hoje, e também tive a curiosidade de ver se existia a drª referida, e afinal parece que não.

Não percebo nada de biologia e afins, mas vejo claramente impossível a incid~encia de um cancro aumentar de 1:8000 para 1.3 em 20 anos
é o ridículo completo.

e, já agora, também é ridículo dizer que há 20 anos não se conheciam os cancros que há agora.


enfim...

Anônimo disse...

Realmente é uma estupidez passar email desta gravidade sem pesquisar um pouco. Eu li esse email do LSS hoje (05/02/2010) e se não tivesse a curiosidade de ver quem era essa tal dr o email iria continuar pela minha rede de amigos. Gente sem cabeça que não tem mais nada que fazer se não andar para ai a inventar coisas.

amf disse...

E a coisa continua a circular... chegou-me agora, só para que conste.

catarina disse...

os comentários a este post têm sido muito esclarecedores e completos. queria apenas deixar marcada esta data... há dois anos já havia aqui quem dissesse "vamos lá ver se isto não passa dos próximos meses"

recebi o referido mail há umas horas.

ps: aproveito para desmistificar o "desodorizante anti-transpirante provoca cancro mamário". perguntei à minha médica que faz parte do IPO (Lisboa) que negou veemente. mas, tal como estes mails, podem acreditar ou não... :)

João Paulo Proença disse...

Olá Catarina:

O que eu acho engraçado nesta coisa dos shampoos é que os cibernautas devem achar qualquer coisa de estranho no mail. De facto eu próprio, após o ler, senti logo necessidade de pesquisar mais na net sobre o assunto.
Ora se todos seguíssemos esta intuição de que algo está errado, o bendito mail já não circulava mais...

---
Por acaso recebi esta semana o tal mail dos desodorizantes e do cancro da mama. Só não o postei por querer fazer uma investigação primeiro. Gosto de ter a certeza do "disparate"

Tenho ainda mais uma boa colecção de autênticos disparates para postar só que acho que se o fizesse estaria a dar ideias a alguns e seria a emenda pior do que o soneto...

Cumprimentos

João

Anônimo disse...

acreditam em tretas de telejornais e depois não acreditam no resto... se fosse num telejornal essa notícia do e-mail já todos acreditavam. essa Doutora pode não existir mas que a substância em questão não faz bem a quem tem pele sensível, é bem verdade. na pior das hipóteses acho que a substância em questão tira as defesas da pele. continuem a acreditar cegamente sem questionar nas fontes oficiais... CARNEIRADA DO CARALHO.

Anônimo disse...

acreditam em tretas de telejornais e depois não acreditam no resto... se fosse num telejornal essa notícia do e-mail já todos acreditavam. essa Doutora pode não existir mas que a substância em questão não faz bem a quem tem pele sensível, é bem verdade. na pior das hipóteses acho que a substância em questão tira as defesas da pele. continuem a acreditar cegamente sem questionar as fontes oficiais... CARNEIRADA DO CARALHO.

josé esteves disse...

http://www.youtube.com/results?search_query=sodium+laureth+sulfate&aq=2 (façam a vossa pesquisa no youtube... e para quem não percebe inglês faça a pesquisa no youtube em PT) ... A verdade é que a notícia pode ser alarmista e sensacionalista e a Doutora pode até nem existir. O que é certo é que essa tal substância LSS é tudo menos boa. Com o uso regular pode causar danos na pele, nomeadamente para aqueles que tenham peles sensíveis, pesquisem! E acredito que a maior parte use produtos que tenham essa substância com frequência... porque isso está em quase todos. Procurem usar produtos naturais, sabão azul e branco à antiga! MARAVILHA! TEMPOS MODERNOS SÃO ASSIM. PODRIDÃO TOTAL. Só digo mais uma coisa meus caros, procurem informar-se convenientemente sobre essa tal substância 'sodium laureth sulfate' e verão que faz tudo menos bem, não provocando o cancro mas sim sendo bastante prejudicial. PESQUISEM E TIREM AS VOSSAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES E NÃO PENSEM PELA CABEÇAS DOS OUTROS MAS SIM COM A VOSSA.

Cumprimentos, José Esteves

Anônimo disse...

Sou mais uma que fui à procura da tal Drª.

Não há nada como manter o bom senso. Independentemente se a Drª existe ou não, o facto é que esta substância é um químico e como tal, usada em exagero, não é própriamente saudável. Agora, tenhamos consciência que todos os outros químicos também não são saudáveis. Das duas uma: ou levamos isto numa "cool" com riscos calculados, ou então temos de utilizar só produtos biológicos e naturais, e mesmo assim... cuidado, e ao fim de algum tempo estamos com uma depressão de tanto stress dos produtos que fazem mal.

João Paulo Proença disse...

O que eu acho é que ao fim de 2 anos e meio em que este mail circula na Net, se o shampoo tivesse assim efeitos tão nocivos já haveria algum alerta de saúde pública e o produto já teria sido retirado do mercado (digo eu!)

Deveria ser uma fila nos hospitais...

João P.

Alfredo Rodrigues disse...

Isto é o que se chama em gíria da Internet, de hoax.

Ou seja, uma história falsa que aparece via email na internet, enviada para redes de contactos/sociais.

Vejam aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax

Cumprimentos

Anônimo disse...

o joão paulo proença e o alfredo rodrigues são só mais dois carneirinhos bem obedientes.... que carneirada esta... só aprendem quando sentirem na pele que este sistema social em que vivemos não é fiável DE TODO!!! acordem para a realidade, JÁ É HORA!!!

Anônimo disse...

mas esse alfredo rodrigues mete mesmo nojo pah... continua assim alfredo a comprar o lixo q o capitalismo te vende... vais ver onde vais chegar com tanto produto tóxico... daqui por meia dúzia d'anos nem te aguentas nas canetas!

Anônimo disse...

novembro de 2010 e o mail ainda circula.
Afinal quem é que começa estas coisas?
Arrangem uma vida a serio, por amor de deus

jorge santos disse...

6 de abril de 2011, o mail ainda vive. Mais uma prova que há gente muito crédula para ainda o manter a circular.

João Paulo Proença disse...

Caro Jorge:

Este post é um clássico e e´paradigmático. mistura uma série de conceitos com um ar "pseudo-científico" e lá vai lixo electrónico para mais com o intuito de denegrir uma marca comercial

cumprimentos

Anônimo disse...

Na minha modesta opinião, estas quetões são mais graves!!!!. Não se trata apenas de brincar com coisas sérias, mas principalmente com os sentimentos das pessoas. Pois Reparem:
-quem é que ainda não recebeu o famoso mail dos poderes corativos no limão na prevenção e cura na luta contra o cancro;
-Quem é que ainda não recebeu um mail sobre os poderes relativos do bicarbonato de sódio, (com poderes de cura, descoberto por um suposto cientista Sul Americano) e que forças ocultas da industria farmaceuticas estão a boicitar:
- Já para não falar dos poderes curativos contra o Cancro, da água oxigenada ... etc....

Depois estao os tristes como nós que ainda acreditam nestes "CABRÕES", a pesquisar o nome da Drº. da Mula Russa
Abraços

Anônimo disse...

Junho de 2011, ainda circula, fantástico.

Anônimo disse...

Julho 2011 e continua...

João Paulo Proença disse...

Impressionante. No ar desde 2008 pelo menos!

Anônimo disse...

Acabo de recebê-lo e também vim procurar a "tal" Drª! 09-11-2011

ELAINE BUENO disse...

BOA NOITE.
RECEBI, A POUCO, O E-MAIL DA DR. CATARINA, ACHEI MUITA INFORMAÇÃO, MUITO DETALHE PARA SER ALGO TÃO URGENTE. ANTES DE POSTAR PARA MEUS 742 CONTATOS, RESOLVI CONHECER MELHOR QUEM É ESTA DOUTORA DE UMA 'UNIVERSIDADE NOVA'? ...
ACABEI CHEGANDO ATÉ AQUI E CONCORDO COM GÊNERO E NÚMERO COM OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS.
IREI SIM POSTAR O E-MAIL, EM LETRAS MENORES E RECOMENDAR AOS MEUS CONTATOS QUE PESQUISEM PRIMEIRO ANTES DE ENVIAREM ALGUM AVISO URGENTE PARA SEUS AMIGOS ON LINE.
ABRAÇO FRATERNO.

Anônimo disse...

Bom dia, só passei para dizer que "ainda hoje" recebi esta msg. Há 7 anos, pelo menos, esta divulgação existe. Simplesmente absurdo.

Anônimo disse...

21 de Abril de 2015 e a "Drª" Roriz continua a propagar-se...recebi hoje o email :)

Acho que hoje em dia, já não vamos neatas cantigas assim tão facilmente, mas ainda há muita gente que lê e continua a repassar sem usar aquela tecla fundamental - o delete.

João Paulo Proença disse...

Impressionante....
E só não publico mais destas coisas aqui para não dar ideias a gente que se diverte a brincar com a boa fé das pessoas.