sábado, 26 de dezembro de 2009

88- Vivendo com o inimigo - mais um Hoax

Já tinha recebi este -email duas ou três vezes. Uma das leitoras deste blogue pediu-me para investigar...

Através do S. Google e com a pesquisa da palavra DIFFEMBACCHIA CAMILA desobri muita coisa...

esta um pouco mais alarmista, embora considere a toxidade mediana
http://www.botanical-online.com/alcaloidesdiefenbaquia.htm

e esta http://emedicine.medscape.com/article/1009003-diagnosis

Que apenas refere que´e necessário fazer análises "caso a caso"

Em síntese:

1 - Quem é que em casa como folhas de plantas ornamentais?
2 - Pedras nos rins? sim, de facto estas formam-se a partir dos oxalatos de cálcio, mas é processo que leva anos... (verduras...)
3 - Bom, e as crianças Senhor? pelo que entendi se estas ingerirem uma grande quantidade da substância activa deverão ser observadas por um médico tal como se deve fazer perante tantos outros "disparates" que estas fezem e nos fazem perder a cabeça...

Daí a ser um dos mais potentes venenos da natureza...

........................................................................


Especialmente para quem tem crianças em casa, esta notícia poderá interessar:

Olá

Nem acreditei no que li e fui ver ao Google; fiquei pasma quando encontrei:

difembaquia-camila - Planta veneno; é um dos venenos mais poderosos da natureza....

Eu tenho em casa mais do que uma plantas destas, livra!!!!

Em Espanha, as farmácias distribuiram desdobráveis com a descrição desta planta que sabia que era venenosa ou tóxica, mas não sabia que era tão fulminante.


Esta planta ornamental temo-la, normalmente, em nossas casas. A informação é verdadeira e, se pesquizarmos na Internet (Google) encontramos exactamente a mesma informação deste e-mail.

Tenham cuidado e evitem esta planta. Se a tiverem não a manipulem sem o devido cuidado.


--------------------------------------------------------------------------------

VIVIENDO CON EL ENEMIGO: DIFFEMBACCHIA CAMILA. URGENTE





Saudação cordial:


Nunca este meio foi tão necessário para enviar uma mensagem tão urgente quanto esta, embora, por vezes, se possa pensar que existe alarmismo desnecessário.

Esta história é verdadeira e passou-se com um familiar meu, na semana passada...

Peço que a divulguem....

Esta planta tão linda que vemos na foto, chama-se difembaquia da variedade camila, que se comercializa como uma formosa planta decorativa, de aparência inofensiva.

Na realidade contém um dos venenos mais tóxicos e poderosos da natureza.

O meu familiar, há quatro dias, estava a regar as plantas do seu escritório e, por un acto irreflectido, levou à boca, durante menos de um segundo, um pequeno pedaço de uma folha de uma difembaquia como a da foto. Imediatamente sentiu o ardor de uma queimadura... correu para o sanitário e, ao ver o seu rosto reflectido no espelho, ficou em pânico por constatar que estava a ficar totalmente roxo. A língua ficou bastante inchada...

Um amigo que estava com ele, levou-o num táxi à Clínica Colombia de Sanitas.... O trajecto, de pouco mais ou menos meia hora, pareceu-lhe uma eternidade... aumentava-lhe a dificuldade em respirar e a dor intensa que sentia nas vias respiratórias era insuportável.

O amigo do meu familiar teve o cuidado de levar um pedaço da planta para a clínica. Ao chegarem atendieram-no de imediato e prestaram-lhe os primeros socorros através de medicamentos à base de corticóides para atenuar a hiperactividade bronquial e recebeu oxigénio. Foi internado na Unidade de Cuidados Intensivos e os médicos temeram que pudesse não sobreviver a uma paragem cardíaca. Estiveram prestes a entubá-lo. Apesar da rápida assistência, os seus órgãos respiratórios internos sofreram graves lesões... Um dos pulmões começou a colapsar, a parte interior das vias aéreas superiores encheu-se de chagas, a boca de aftas e a dor era tão intensa que nem a morfina o aliviava.

Na UCI permaneceu até sábado.
Os médicos ficaram admirados por ele ter sobrevivido mais de dez minutos ao contacto com a venenosa planta...

Li algo sobre esta planta na internet e só uma página sobre plantas ornamentais indica, de maneira aproximada, qual é o seu nível de toxicidade, que é, na verdade, extremo...

Sabe-se que a seiva leitosa concentrada no talo e junto ao pecíolo da folha, é usada tradicionalmente por indígenas amazónicos para envenenar a ponta dos seus dardos de caça. O simples contacto da mão sobre os olhos após a sua manipulação, produz cegueira temporaria. Pode causar a morte de um bébé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia uma pessoa em pouco menos de vinte minutos.... Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou borracha e sempre com extrema precaução.

A informação disponivel na internet trivializa a sua potência letal... Como é tão popular, será conveniente que as pessoas conheçam as suas características naturais para que possam decidir se vale a pena tê-la como ornamento, quando um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes.
Peço-vos para reenviarem esta mensagem a todos os vossos contactos; podemos salvar alguna vida e em todo o caso, advertimos do perigo da sua presença na nossa companhia.

Nenhum comentário: